Como criar promoções em datas comemorativas sendo prestadores de serviços?
Isso é rotina para comércio varejista, não é. Mais o desafio aqui é fazer com que prestadores de serviços pensem fora da caixa e consiga atrair potenciais clientes através de apelos emocionais, e criar correlação entre essas datas e seu ramo de atividade.
Então a dica fundamental é mapeie as datas comemorativas e se planeje.
Confira as principais datas comemorativas, que fazem a alegria do comércio, que agora também irá fazer a sua alegria também, não é mesmo prestador de serviços.
- Carnaval;
- Páscoa;
- Dia das Mães;
- Dia dos Namorados;
- Dia dos Pais;
- Dia das Crianças;
- Natal
Ah, e não podemos de deixar de falar da SAZONALIDADE. Isso mesmo, os eventos que não fazem parte do calendário oficial das datas comemorativas, mais que movimentam e muito a economia, para dar exemplos, podemos lembrar-nos das:
- Troca de estações
- Férias
- Volta às aulas, e por aí vai…
Veja um exemplo prático para te ajudar:
Período: férias.
Oportunidade para quais setores: hotéis e pousadas / empresas de esporte / lojas e e-commerce de esportes / acessórios / profissionais de saúde e bem-estar / loja de carros, etc.
Essas são apenas alerta para que você possa ter “insights” de assuntos que possam criar conexão com seu público, consequentemente, mais vendas.
Minha empresa é pequena, e agora?
Sei que o pequeno empresário, muitas vezes não tem um departamento de marketing para cuidar dessas questões. Mais é necessário se esforçar um pouquinho para aproveitar essas oportunidades e aumentar suas vendas.
Então vamos lá que vou descrever dicas práticas para te ajudar:
- Mapeie todas as datas comemorativas e épocas sazonais do ano;
- Faça um “brainstorm”com sua equipe, nada mais é do que uma reunião criativa, onde são discutidas ideias diversas, e só no final serão avaliadas as que são aplicáveis. Experimente você verá que é um processo além de produtivo, muito divertido também;
- Analise o que os concorrentes estão fazendo, para validar sua ideia;
- Defina o formato da ação e conceito da campanha;
- Planeje as ações com bastante antecedência, nunca deixa para pensar na ação na mesma semana da data, não terá tudo tempo para “aquecer” seu consumidor;
Espero ter ajudado.
Já começa a se preparar para o Dia das Mães, considerada uma das melhores datas para o comércio, sem falar da infinidade de segmentos que se beneficiarão, afinal cada mamãe tem um estilo e personalidade não é mesmo.
Então corra, ainda dá tempo e boas vendas .